top of page

Trechos Para análise

Nesta Obra são vários os exemplos marcantes de situações icônicas desta determinada época no Brasil. Uma sociedade cheia de velhos costumes e hábitos muitas vezes machistas, para um povo acostumado a tratar a mulher como um nada. Como o pouco que lhe servia para o amor quando as mulheres-dama não o satisfaziam. Era obrigação das esposas, a ver deles, se manter em casa, sempre fiés, enquanto os maridos se divertiam por aí a fora nos cabarés. Além disso, retrata a forte devoção da maior parte da população.

Veremos a seguir alguns trechos que caracterizam a sociedade da época:

"– São contra, sim, e não me venha com essa conversa de safadeza numa terra cheia de cabarés e de mulheres perdidas. Onde cada homem rico tem sua rapariga. Vocês são contra o cinema, um clube social, até as festas familiares. Vocês querem as mulheres trancadas em casa, na cozinha..."

Pode-se obsevar no trecho a seguir que a forte religiosidade se mostra pela real necesidade de se obter alguma graça do santo padroeiro. No caso, a chuva, para que não houvesse perda nas plantações de cacau.

"Naquele ano, em vez de ficarem nos bares bebericando, estavam todos eles na procissão, de vela em punho, contritos, prometendo mundos e fundos a São Jorge em troca das chuvas preciosas. A multidão, atrás dos andores, acompanhava pelas ruas a reza dos padres. Paramentado, as mãos unidas para a oração, o rosto compungido, o padre Basílio elevava a voz sonora puxando as preces. Escolhido para a importante função por suas eminentes virtudes, por todos consideradas e estimadas, o fora também por ser o santo homem proprietário de terras e roças, diretamente interessado na intervenção celestial. Rezava assim com redobrado vigor."

O padre Basílio, além de se mostrar mais fervoroso ao clamar pela chuva, pelo fato de também ser dono de roças de cacau, se mostra não totalmente fiel à sua batina, pois no trecho a seguir, é relatado o caso que tinha com sua comadre e ama, Otália.

"Tão receoso estava o padre pelo destino dos seus frutos de cacau que, nos intervalos do rogo vigoroso, quando o coro clamava, jurava ao santo abster-se um mês inteiro dos doces favores de sua comadre e ama Otália. Cinco vezes comadre pois já cinco robustos rebentos – tão vigorosos e promissores quanto os cacauais do padre levara ela, envoltos em cambraia e renda, à pia batismal. Não os podendo perfilhar, era o padre Basílio padrinho de todos cinco – três meninas e dois meninos – e, exercendo a caridade cristã, lhes emprestava o uso do seu próprio nome de família: Cerqueira, um belo e honrado nome."

É BOM SABER

Aqui mostra o atraso de Ilhéus em relação às capitais, pois os resultados da Semana de Arte Moderna só apareceram por lá em torno de três anos depois que esta foi realizada. O poeta e professor Josué se mostra adepto ao Modernismo.

"Por convicção, e também por conveniência – poemas longos, se fosse rimá-los e metrificá-los não havia tempo que chegasse – aderira Josué à famosa Semana de Arte Moderna de São Paulo, cujos ecos revolucionários chegavam a Ilhéus com três anos de atraso. Agora jurava por Malvina e pela poesia moderna, liberta da cadeia da rima e da métrica, como dizia ele nas discussões literárias na Papelaria Modelo, com o Doutor, João Fulgêncio e Nhô-Galo, ou no Grêmio Rui Barbosa, com Ari Santos. E, além de tudo, não era em estilo moderno a casa de Malvina? Almas gêmeas até no gosto, pensava ele."

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page